A UTILIZAÇÃO DO PODCAST COMO UMA FERRAMENTA NA TECNOLOGIA EDUCATIVA  

10/08/2020

   EL USO DEL PODCAST COMO HERRAMIENTA EN TECNOLOGÍA EDUCATIVA

Podcast e Tecnologia Educativa


A era do rádio está de volta, neste momento ganhando popularidade através do podcast, uma ferramenta atual que estimula a oralidade, a criatividade e tem sido muito usado por professores e estudantes. Tem sido notável o crescimento do número de ouvintes a cada dia, além da uma grande aceitação no contexto didático das escolas, considerando seu potencial em desenvolver habilidades cognitivas, acrescentando muito valor pedagógico.

O podcast é um áudio em formato digital, transmitido pela internet, através de aplicativos que funciona como um rádio digital. O arquivo pode ser armazenado no seu computador ou celular, com a comodidade de ouvir quando quiser, seja em casa, no transporte, durante uma caminhada ou na escola. Ele é feito para ser ouvido, desta forma você realiza concomitante com outra atividade. Em diversos cursos, disciplinas, professores fazem uso desta ferramenta nas aulas e o conteúdo pode ser discutido com os estudantes de forma presencial ou virtual.

A sua produção e seu respectivo uso representam uma oportunidade de utilizar recursos atuais para dar mais sentido ao processo de ensino aprendizagem, através da gravação e da audição, dando voz aos envolvidos e permitindo que estes desenvolvam seu protagonismo em um novo método de construção das competências, que dá sentido ao conhecimento, as habilidades e atitudes adquiridas, tornando-os mais efetivos.

Independentemente da idade do estudante ou curso em questão, estes estão sempre conectados pelas redes sociais no seu cotidiano, já fazem constante uso de streaming de áudio e acessam variados podcasts, de diversos temas. Sendo assim, por ser algo que já faz parte da sua rotina, o professor deve aproveitar essa adesão e desenvolver atividades, projetos e pesquisas que utilizem podcasts, com intenção de dar significado ao aprendizado.

Dentre os inúmeros benefícios desta inovação está a possibilidade de fazer com que os alunos não sejam apenas usuários, mas produtores deste produto. Ao criarem podcasts, irão trabalhar a oralidade, a escuta ativa, a percepção do ambiente, além de desenvolverem diversas formas de expressão social e cultural.

O áudio/sonoplastia/rádio exercita a fantasia, a imaginação, a criatividade, sem a necessidade de expor sua imagem, para muitos este último fator representa toda a diferença, dando ao professor uma ferramenta para acolher os alunos e encorajá-los a dar os primeiros passos em atitudes de pertencimento.

E como potencializar atividades utilizando essa ferramenta?

A sequência para criação de um podcast segue no geral esta ordem:

  • A escolha um tema para seu podcast.
  • Definição dos participantes durante a gravação podcast.
  • Criação do roteiro.
  • Vários ensaios antes da gravação.
  • Fazer a gravação em um ambiente livre de ruídos e com boa acústica.
  • Edição do podcast.
  • Publicação do podcast.

Trata-se de uma proposta simples que permiti a interação e o envolvimento de professores e estudantes em um projeto de ensino-aprendizagem. Considerando ainda que existem inúmeras possibilidades de atividades após a escuta do podcast, como: discussão do tema abordado, desenvolvimento de diários de construção do podcast, divulgação em rádios digitais e programas institucionais.

Acesse os links abaixo e tenha mais informações sobre o assunto:

 - Aí vai um programa pra você: episódio #8 Maternidade Fora da Caixa Ep. 1 de Unifeso.

https://open.spotify.com/episode/3IVHDPvcl6RdZlQXCckymj?si=oEABfCl1QBKA6-3OnvmWKQ

- Artigos: 

https://scholar.google.com.br/scholar?q=artigo+sobre+podcast&hl=pt-BR&as_sdt=0&as_vis=1&oi=scholart#d=gs_qabs&u=%23p%3DDwoJrNSlQ0oJ


Claudia Cristina Dias Granito Marques

Kelly Soraya Marques

Maria Clecia Bento de Oliveira

Maria Laura Dias Granito Marques

Alice Damasceno Abreu


EL USO DE PODCAST COMO HERRAMIENTA EN
TECNOLOGIA EDUCACIONAL


La era de la radio está de vuelta, en este momento ganando popularidad a través del podcast, una herramienta actual que estimula la oralidad, la creatividad y que ha sido muy utilizada por profesores y alumnos. Ha habido un notable crecimiento en el número de oyentes cada día, además de una gran aceptación en el contexto didáctico de las escuelas, considerando su potencial para desarrollar habilidades cognitivas, agregando mucho valor pedagógico.

El podcast es un audio en formato digital, que se transmite a través de Internet, a través de aplicaciones que funcionan como una radio digital. El archivo se puede almacenar en su computadora o teléfono celular, con la comodidad de escucharlo cuando lo desee, ya sea en casa, durante el transporte, durante una caminata o en la escuela. Está destinado a ser escuchado, por lo que lo realiza al mismo tiempo que otra actividad. En varios cursos, disciplinas, los profesores hacen uso de esta herramienta en clase y el contenido se puede discutir con los estudiantes en persona o en línea.

Su producción y su respectivo uso representan una oportunidad para utilizar los recursos actuales para darle más significado al proceso de enseñanza-aprendizaje, a través de la grabación y la escucha, dando voz a los involucrados y permitiéndoles desarrollar su rol en un nuevo método de construcción de habilidades. , que da sentido a los conocimientos, habilidades y actitudes adquiridos, haciéndolos más efectivos.

Independientemente de la edad del alumno o curso en cuestión, este siempre está conectado a través de las redes sociales en su día a día, haciendo ya un uso constante del audio en streaming y accediendo a varios podcasts, sobre diferentes temas. Por tanto, como es algo que ya forma parte de su rutina, el docente debe aprovechar esta adhesión y desarrollar actividades, proyectos e investigaciones que utilicen podcasts, con la intención de darle sentido al aprendizaje.

Entre los innumerables beneficios de esta innovación está la posibilidad de convertir a los estudiantes no solo en usuarios, sino en productores de este producto. Al crear podcasts trabajarán la oralidad, la escucha activa, la percepción del entorno, además de desarrollar diferentes formas de expresión social y cultural.

Ejercicios de audio / diseño de sonido / radio fantasía, imaginación, creatividad, sin necesidad de exponer su imagen, para muchos este último factor representa toda la diferencia, brindándole al docente una herramienta para recibir a los alumnos y animarlos a dar primeros pasos en actitudes de pertenencia.

¿Y cómo potenciar las actividades con esta herramienta?

La secuencia para crear un podcast generalmente sigue este orden:

1. Elija un tema para su podcast.

2. Definición de los participantes durante la grabación del podcast.

3. Creación del guión.

4. Varios ensayos antes de grabar.

5. Realice la grabación en un entorno sin ruido y con buena acústica.

6. Edición del podcast.

7. Publicación del podcast.

Es una propuesta sencilla que permitió la interacción e implicación de docentes y alumnos en un proyecto de enseñanza-aprendizaje. También considerando que existen numerosas posibilidades de actividades luego de escuchar el podcast, tales como: discusión del tema abordado, elaboración de diarios de construcción de podcasts, difusión en radio digital y programas institucionales.

Acceda a los siguientes enlaces y obtenga más información sobre el tema:

- Aquí hay un programa para ti: episodio #8 Maternidad fuera de la caja Ep. 1 de Unifeso.

https://open.spotify.com/episode/3IVHDPvcl6RdZlQXCckymj?si=oEABfCl1QBKA6-3OnvmWKQ

- Artículos:

https://scholar.google.com.br/scholar?q=artigo+sobre+podcast&hl=pt-BR&as_sdt=0&as_vis=1&oi=scholart#d=gs_qabs&u=%23p%3DDwoJrNSlQ0oJ